As unhas são lâminas queratinizadas que recobrem a última falange dos dedos. Tem a função de Proteger; manipular coisas pequenas; Capacidade de arranhar; Contribuir com a sensibilidade tátil. Elas apresentam 4 partes : matriz ungueal; lâmina ungueal (corpo da unha);dobras laterais; borda livre.
O corpo da unha inclui 3 camadas horizontais: uma lâmina dorsal fina, uma intermediária mais espessa e uma camada ventral. A matriz é a estrutura reprodutiva que dá origem ao corpo da unha. A parte visível da matriz ungueal em formato de meia lua é denominada lúnula; é a primeira porção a se diferenciar e formar o corpo da unha. A parte dorsal da matriz forma a cutícula; sua importância é impedir o acesso de fragmentos e microorganismos à área próxima à matriz.O leito ungueal, constituído de tecido conectivo firme, localiza-se entre a lúnula e o hiponíquio(Camada epidérmica sensível sob a unha), compreendendo os tecidos moles embaixo do corpo da unha. Seu principal papel é a nutrição.
Crescimento
A espessura das unhas varia de 0,5 a 0,75 mm e o crescimento é de cerca de 0,1mm por dia. O crescimento unha sofre variações individuais e é influenciado por doenças sistêmicas e fatores locais.
Factores que alteram o crescimento das unhas
Aceleração
Dia, obesidade, infância, sexo masculino, mão direita, dedos anular, médio e indicador, verão, hipertireoidismo, onicólise,psoríase, pitiríase rubra pilar, dermatite herpertiforme, L-dopa, ciclosporina, etretinato, acitretin, biotina, itraconazol, etc.
Desaceleração
Noite, febre, idosos, neonatos, sexo feminino, , mão esquerda, polegar, dedo mínimo, hálux, inverno, hipotireoidismo, síndrome das unhas amarelas, linhas de beau, dano à matriz, paquioníquia congênita, doenças infecciosas, etc.
Regeneração da placa ungueal após o trauma
Uma pessoa pode perder uma unha devido a um acidente ou por remoção cirúrgica. no caso de um acidente forma-se um hematoma que demarca o plano de separação entre a unha caduca e a recém-formada. No caso da remoção cirúrgica, não se observa crescimento da unha por pelo menos 3 semanas, e por um tempo ainda maior nos pés.
Glossário de Semiologia Ungueal
- Anoníquia: ausência de unhas
- Macroníquia: unhas grandes
- Microníquia: unhas pequenas
- Onicogrifose: unha em garra
- Paquioníquia: aumento da espessura da unha
- Unha Hipocrática: aumento da convexidade, em vidro de relógio
- Coiloníquia: unha adelgaçada e fina (“em colher”)
- Melanoníquia: coloração acastanhada da lâmina ungueal
- Onicofagia: impulso de roer unhas
- Onicomalásia: diminuição da consistência da unha
- Onicocriptose :Unha Encravada
- Pitting Ungueal: aparência rugosa, como lixa.
- Onicorrexe: unha quebradiça
- Paquioníquia: aumento da espessura da unha
- Sulcos de Beau: são sulcos transversais, resultantes da interrupção funcional temporária da matriz ungueal por enfermidade pregressa grave.
- Riscos Longitudinais: linhas pronunciadas, cristas e depressões comuns em idade avançada.
- Onicólise: separação da lâmina ungueal do leito.
- Leuconíquia: presença de pontos ou estrias brancas.
Macroníquia e Microníquia
As unhas com macroníquia e microníquia são consideradas demasiadamente grandes ou pequenas em comparação com as outras unhas dos dedos vizinhos.Habitualmente estão associadas com um dedo anormal (ex. anomalias ósseas). É também a base do polegar em raquete, a modalidade mais frequente de macroníquia hereditária benigna.