segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Onicocriptose Unha Encravada ( continuação)

Quem nunca teve uma unha encravada?  Devido ao hábito errado de cortar os cantos das unhas muitos estão pré-dispostos a adquirirem uma unha encravada. É aquela unha, normalmente a do dedão do pé, que nasce incomodando, uma dor que vai aumentado até fica insuportável, causando inchaço, inflamação, vermelhidão podendo sair pus  e formar uma carne tipo esponja .
 

   Unha totalmente errada, devido ao corte     incorreto por longo tempo
      
      
           

 
Unha encravada na região distal não pelo corte e sim pelo tipo de sapato inadequado, ou seja pelo excesso de biqueira de aço.










A pressão variável direta ou indiretamente entre a unha e pregas ungueais é que levam a encravar a unha, depois, ocorre  a inflamação do tecido resultando em edema das paredes ungueais..

Os Principais causadores da unha encravada são:

1.    Calçados: o trauma crônico, assim como o uso de sapatos apertados ou pontiagudos;  o salto alto; as meias muito apertadas.
2.    Unha: hipercurvatura transversa, infecção fúngica, distrofias por doenças inflamatórias, métodos errôneos de corte.
3.    Dedo: quando muito largo ou desviado em valgo, oferece sua falange ungueal à compressão do calçado.
4.    Pé: nos casos de pé plano valgo, no último tempo da marcha, há o aumento da pressão do dedo contra a borda interna do sapato.
5.    Tecidos: tuberculose, sífilis, diabetes, que apresentam fatores tróficos.
6.    Traumas: podem lesar a matriz ou pressionar a unha contra tecidos vizinhos.
7.    Avulsão da unha: o leito ungueal é empurrado para cima devido à falta de suporte. A unha fica muito curta e não suporta o leito ungueal, tentando crescer para dentro.
Classificação da unha encravada
  • Grau I: só existe a queixa subjetiva de dor, que aparece no exame físico.
  • Grau II: dor e secreção sanguínea ou seropurulenta.
  • Grau III: dor, secreção e hipertrofia da prega lateral acometida.

Como evitar.

A primeira dica  é evitar cortar as unhas  pelos cantos principalmente nas unhas dos dedões dos pés. Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre Corte as unhas com formato quadrado e finalize com lixa. Estas devem ser cortadas sempre retas. Evite usar sapatos apertados ou de bico fino por muito tempo.  O tratamento varia de acordo com  a gravidade do caso  que vai do emplasto de algodão com água morna até atos cirúrgicos. 
Unha normal sem nenhuma alteração        

Nenhum comentário:

Postar um comentário